Aikido Crianças


A idade ideal para o início da prática do Aikido, considera-se por norma ser os seis anos. No entanto, e dada a não uniformidade no desenvolvimento psico-motor da criança, esta é só uma referência que terá de ser verificada caso a caso. As primeiras aulas serão fundamentais para avaliar a coordenação motora do aluno pelo que, se em certos casos uma criança de cinco anos poderá começar a prática, também é verdade que por vezes uma outra de seis não o poderá fazer. Apesar de poder ser uma ajuda no desenvolvimento físico, o Aikido não poderá nunca substituir o trabalho da natureza em cada criança, pelo que um mínimo de maturidade é necessário para uma prática segura.

Sendo o Aikido uma arte-marcial que coloca a sua ênfase na resolução do conflito de maneira segura para os parceiros, a prática do Aikido infantil deverá focar-se em três factores fundamentais: a relação com o seu próprio corpo, com “o outro”, e com o mundo.

A relação com o seu corpo

Através dos movimentos circulares próprios do Aikido, a criança aprenderá a coordenar e controlar melhor os seus movimentos, bem como a descobrir as suas capacidades e limites físicos. Aprenderá a cair e levantar-se em segurança e que a queda é uma oportunidade para começar um movimento de novo. Aperceber-se-á do corpo de uma forma diferente e aprenderá a usá-lo de novas maneiras.

A relação com o outro

Os alunos perceberão, a par da sua, o valor da integridade física do parceiro de prática. Perceberão que um ataque, no Aikido, não é mais que uma oferta que alguém nos faz para podermos evoluir. Os alunos mais velhos serão encorajados a “olhar pelos mais novos” (não substituindo evidentemente a atenção do professor), e todos eles aprenderão a dosear o seu esforço em função do colega diante de si.

A relação com o mundo

Tentar-se-á transmitir à criança noções como a de que cada um tem o seu lugar no tapete e este é independente da força física, coragem ou destreza, que cair ou ser controlado não é uma derrota, que todos têm algo a ensinar ou aprender.

Para tudo isto que acabo de descrever, o Aikido tem um curriculum próprio, que é adaptado à idade dos praticantes. A sua base é comum ao dos adultos, mas a este são acrescentados exercícios específicos para a idade e retirados os movimentos de luxação ou que constituem esforço demasiado para as articulações, ainda em desenvolvimento nas crianças.



Anúncios

One thought on “Aikido Crianças

Os comentários estão fechados.