Actividades Regulares

AIKIDO

De origem japonesa, o AIKIDO é a arte da “não-resistência”, um conceito que não deve ser confundido com inacção ou passividade. A “não-resistência” deve ser entendida como uma aceitação do ataque do parceiro para, integrando-o no nosso movimento, podermos neutralizá-lo com o menor esforço possível.

O AIKIDO favorece a coordenação motora o auto-controle e a auto-confiança. (mais informações aqui)

 

AIKIDO PARA CRIANÇAS

O curriculum desta modalidade é adaptado à idade dos praticantes. A sua base é comum ao dos adultos, mas são acrescentados exercícios específicos e retirados os movimentos de luxação ou que constituem esforço demasiado para as articulações ainda em desenvolvimento.

O AIKIDO PARA CRIANÇAS favorece a coordenação motora, a auto-estima e a disciplina dos jovens praticantes. (mais informações aqui)

 

SHINTO MUSO RYU JODO

Com o nome completo de Shinto Muso Ryu Jodo, é uma antiga arte marcial japonesa (koryu) com origem no séc. XVII. Fundada por um mítico samurai de nome Muso Gunosuke, tem por objectivo com um bastão de madeira (jo) derrotar um oponente empunhando um sabre.

O praticante de JODO aprenderá, através de kata cujo ritmo se vai intensificando com a progressão, noções de distância, ritmo, precisão do gesto e, claro, trabalhará aprofundadamente a concentração. (mais informações aqui)

 

judo

JUDO

Criado pelo Mestre Jigoro Kano na segunda metade do Séc. XIX, com base os vários estilos de Jiu Jiutsu que estudou, o JUDO (via da suavidade) fundamenta-se no princípio “máxima eficácia, mínimo esforço”. Fruto do desejo do seu fundador de criar um instrumento que tivesse como objectivo principal a formação de cidadãos válidos, o JUDO veio a tornar-se num desporto ao alcance de todos.

Nas aulas do Isshin Dojo estudaremos esta disciplina numa perspectiva não competitiva, orientada para alguns dos conhecimentos que estão na sua base e são, nos dias de hoje, menos divulgados.

 

DCF 1.0YOGA

Caracterizada pelas posturas com suporte na relaxação/tonicidade, que se desenrolam ao ritmo preciso da respiração, a disciplina do YOGA como via espiritual pressupõe uma saúde física, mental e psicológica equilibrada.

Nestas aulas trabalhará a postura, a respiração ou o equilíbrio, ao mesmo tempo que beneficiará a sua capacidade de concentração e o relaxamento.

 

SV WORKOUT

Inspirada na técnica da dança clássica, moderna e barra de chão (disciplina complementar na formação de um bailarino) foi criada uma sequência de exercícios cujo objetivo é trabalhar a postura, tonicidade muscular, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e a diminuição do stress.

Uma aula moderna e diferente, acompanhada por uma selecção musical cuidada e variada.

 

_DSC1384_tTENCHI TESSEN

Criado pelo Mestre Georges Stobbaerts, é a Arte do Sopro e do Leque. Foi influenciado pela prática das artes do Budo japonês, particularmente pelo Iaido e o Aikido, assim como pelo Yoga, o Zen e o estudo de vários aspectos da cultura oriental.

Esta arte do movimento permite, de uma forma harmoniosa, pôr em circulação as energias internas. Convida a desenvolver o espírito de vigilância, a espontaneidade e a liberdade de expressão.

 

taichi_siteTAI CHI

O TAI CHI é hoje em dia uma das práticas de bem-estar e de exercício saudável de baixo impacto mais divulgadas no mundo inteiro. Desde as suas origens modernas, em meados do século XIX, até à actualidade, foi evoluindo e transformando-se, desde a sua prática original quase exclusiva como arte marcial, até à prática como exercício suave, movimento terapêutico e de transformação psicológica, prática de meditação em movimento, e método de promoção da saúde e da longevidade, fechando assim um verdadeiro ciclo de regresso às suas origens de inspiração Taoista, contidas no seu próprio nome.

 

D61_1677_t_2DANÇA CONTEMPORÂNEA

Numa livre conversa com os elementos do movimento, a aula de DANÇA CONTEMPORÂNEA dá voz às sensações através da descoberta das possibilidades do planisfério do corpo, suas relações com outros corpos e superfícies.

A aula de DANÇA CONTEMPORÂNEA contempla uma preparação física e mental integradas, despertando os sentidos para um estado presente, ativo e disponível.

 

dancakids2DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS

Na DANÇA CONTEMPORÂNEA, a criança encontra um tempo e um espaço para experimentar o seu movimento natural, livre e espontâneo, através da pergunta, do jogo, da brincadeira, do desafio, da curiosidade, desde a imagem à música que a intriga e faz questionar.

Conhecendo o seu movimento de modo progressivamente mais organizado e complexo, desenvolve a condição física e motora, a autonomia, autodisciplina e a capacidade de comunicar sentimentos e emoções.

 

_K7A8740PILATES

Os exercícios do método PILATES focam-se no uso dos músculos internos que suportam a postura, dando importância a ligação entre o movimento e a respiração.

É um convite para praticar a consciência do corpo em movimento.

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