Jodo

O nosso grupo

Com o objectivo de aprender e divulgar a arte do Jodo, criámos recentemente um grupo de estudo sob a orientação técnica do Prof. Vicente Borondo, Menkyo Kaiden de SMR Jodo e Chuden da Federeção Europeia de Jodo (http://www.taiitsukan.es/ • http://www.jodojo.es)

Os nossos treinos são orientados por João Tinoco e têm lugar no ISSHIN DOJO – LX Factory, em Lisboa (Alcântara).

_dsc2342_t

Treino de uma kata no ISSHIN DOJO | LX Factory

O que é o Jodo?

O Shinto Muso Ryu Jodo é um koryu (escola antiga) das artes marciais japonesas, que tem por principal característica o uso de um jo (pau de secção circular com cerca de 128 cm) na defesa contra um sabre.

muso

Muso Gunosuke

Foi fundado há cerca de 400 anos por um guerreiro de nome Muso Gunosuke Katsukichi que terá estudado as artes de Katori Shinto Ryu, da qual possuia o grau de Menkyo, e Kashima Shin Ryu. Diz a lenda que, depois de inúmeros duelos dos quais sempre saiu vitorioso, Muso Gunosuke terá sido derrotado pelo famoso samurai Miyamoto Musashi. Este último, terá usado a técnica Jujidome (bloqueio do ataque do adversário com duas espadas em X) da escola que fundou: a Ntten Ichi Ryu.

Como consequência desta derrota, motivado pela vontade de um dia vencer Musashi, Gunosuke dedicou-se a viajar por todo o país e a estudar diferentes estilos de artes marciais. Uma noite em que se encontrava no santuário de Kamado, no monte Hooman, depois de vários dias de meditação e de exercícios espirituais, teve um sonho durante o qual recebeu a seguinte mensagem: “Usando um pau redondo, encontra o suigetsu (plexo solar)”. É então que surge o jo, concebido com mais cerca de 30 cm do que a lâmina normal de um sabre e que Gunosuke desenvolve um novo sistema baseado no seu conhecimento de outras armas como o yari (lança), naginata (espécie de lança com uma lâmina na extremidade), o bo (pau comprido) e a própria katana (sabre). Nascia o Jojutsu.

Diz a lenda que os dois samurais voltaram a encontrar-se, mas existem diversas versões para o resultado desse segundo encontro. Numas diz-se que empataram e noutras que Gunosuke ganhou, infligindo a única derrota a Miyamoto Musashi. A crescente reputação de Gunosuke terá chamado a atenção do clã Kuroda, em Fukuoka, que o contratou como instrutor de Jojutsu dos seus soldados. De entre esses soldados, saíram os primeiros instrutores autorizados (Menkyo Kaiden) que continuaram a tradição dentro do clã até à era Meiji, época em que se começou a ensinar o Jojutsu fora dos seus domínios.

Em 1927 morre, na sede de Fukuoka, Shiraishi Hanjiro Shigeaki o 24º sucessor da linhagem de Jojutsu, sendo este mestre o único a deixar uma nova geração de instrutores e entre os quais se contam Shimizu Takaji e Otofuji Ichizo entre outros. Pouco depois da morte de Shiraishi, Shimizu Takaji que seguira para Tóquio, onde ensinou na polícia e no Judo Kodokan, passa a ser o dirigente máximo da Dai Nihon Jodokai que em 1940 altera o nome da escola para Jodo em vez de Jojutsu.

Shimizu sensei e Kuroda sensei

Shimizu sensei e Kuroda sensei

O ensino de Jodo na polícia foi uma das poucas excepções à proibição das artes marciais imposta ao Japão após a derrota na Segunda Grande Guerra. Em 1955 as demonstrações públicas voltam a realizar-se e, nesse mesmo ano, Toyama Izumi funda a Federação Japonesa de Jodo. É por essa altura que Shimizu Takaji parece ter sido reconhecido como o 25º sucessor na linhagem da escola. Em 1960 o Jodo é reconhecido pela Federação Japonesa de Kendo. Aí se forma um comité de especialistas, encabeçado pelos sensei Shimizu e Otofuji, como o propósito de estudar a difusão do Jodo por todo o Japão. Em 1968 são introduzidas as 12 kata de Seiteigata, compostas por uma selecção de kata dos três primeiros níveis de Shinto Muso Ryu Jodo. A estas, são feitas umas poucas mas significativas alterações.

Shimizu sensei morre em 1978 sem nomear sucessor*, mas alguns dos seus estudantes continuam o ensino da arte na área de Tóquio. Outros praticantes avançados continuaram a ensinar em Kyushu sob a liderança de Otofuji Ichizo, sendo que também este mestre não deixou sucessor após a sua morte. Por isso existem diversas associações de Jodo com um mero contacto entre elas.

* Em 1978, Shimizu sensei oferece a Nishioka Tsuneo um dos kanji componentes do seu nome e em 1981 igual honra lhe é conferida por Otofuji sensei. Desde então, o seu nome passa a ser Nishioka Tsuneo Yasunori, sendo o último nome composto pelos caracteres recebidos dos dois mestres. Que se saiba, Nishioka sensei foi o único a receber tal tratamento, que implica uma grande responsabilidade e que de alguma forma o legitimou como sucessor.

Nishioka Tsuneo sensei e Vicente Borondo sensei

Nishioka Tsuneo sensei e Vicente Borondo sensei

Anúncios

One thought on “Jodo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s